Nova plataforma do CLP reúne casos de sucesso de governo digital no Brasil e no mundo
Id & Gov
Id & Gov
Jun 14, 2024

Nova plataforma do CLP reúne casos de sucesso de governo digital no Brasil e no mundo

A plataforma é uma parceria com a Valid, empresa responsável pela validação e emissão de 80% das CNHs no Brasil.

O Centro de Liderança Pública (CLP), organização sem fins lucrativos que atua na formação de lideranças públicas e na promoção da eficência na gestão pública, acaba de lançar uma plataforma com casos de sucesso de uso de tecnologia e transformação digital por entes públicos no Brasil e também no exterior. A plataforma é uma parceria com a Valid, empresa responsável pela validação e emissão de 80% das CNHs no Brasil.

— A intenção é dar visibilidade aos bons projetos e inspirar gestores públicos, fomentando o uso de dados para acelerar o processo de transformação digital e democratização de acesso a serviços públicos — diz Ilson Bressan, CEO da Valid.

A plataforma nasce com 38 projetos de 13 estados e mais o governo federal, além de exemplos internacionais que foram selecionados pelo CLP. Ceará é o estado com mais aplicativos e serviços digitalizados. São seis iniciativas, incluindo o Ceará APP, por meio do qual é possível agendar consultas médicas, renovar documentos e pagar tributos, e o Painel Fiscal, que permite aos cidadãos acompanhar em tempo real as finanças estaduais.

Há ainda casos como o do Rio Grande do Sul, que criou um portal unificado com 700 serviços estaduais para cidadãos e empresas e que permite integração com serviços municipais.

— A transformação digital no setor público não apenas moderniza, mas também reinventa a maneira como os serviços públicos são prestados, colocando a tecnologia a serviço do cidadão — diz Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

O CLP foi criado por Luiz Felipe D'Ávila em 2008, e nasceu oferecendo cursos de formação para prefeitos. Dentre os conselheiros da organização estão nomes como Fábio Barbosa, Ana Maria Diniz, Roberto Setubal, Regina Esteves, Haakon Lorentzen e José Roberto Marinho.

A plataforma permite aos governos inscrever suas iniciativas, mediante o preenchimento de um formulário.

Confira a matéria completa no Globo